Entenda o que é controle financeiro e como aplicá-lo para melhorar a gestão da sua empresa!

Entre os micros e pequenos empreendedores, a atenção constante à sustentabilidade financeira – que consiste em manter uma margem de lucro adequada ao seu segmento -, é essencial. Além dos ganhos, é necessário atender às exigências legais e manter o nível satisfação do cliente sempre elevado, cuidando bem de todos os recursos, sejam eles humanos ou materiais.

Todos esses fatores, a longo prazo, impactam nas finanças de qualquer organização. O empresário precisa não só entender a melhor forma de aplicação do capital para obter retorno, mas buscar mais controle e monitoramento, constantemente.

Para controlar entradas e saídas, o Fluxo de Caixa é a ferramenta mais utilizada. É ele que permite a verificação de quais contas precisam ser pagas, vendas a prazo e investimentos, tudo dentro de um período determinado. Todo empreendedor deseja que o saldo da conta bancária esteja sempre positivo, não é mesmo? Mas, além desse mecanismo, é necessário saber usar as informações para adotar as estratégias corretas de melhoria. Há duas décadas esse registro era realizado com papel e caneta e, por isso, mais lento, cansativo e passível de erros.

Infelizmente, como observado pelo Sebrae (2020) na pesquisa ‘’Transformação Digital das MPE’s’’, 43% das micro e pequenas empresas brasileiras ainda realizam a gestão financeira manualmente. A falta da digitalização tem um peso negativo na condução do planejamento, como aponta um levantamento feito pelo SERASA (2020), no qual 90% dos negócios em recuperação judicial também são micro e pequenos empreendedores.

Controle Financeiro Imagem: Freepik

🟣 O que pode ser feito para que minha empresa não seja parte dessa estatística?

Percebe-se que a falta de organização pode custar caro e, até mesmo, levar um empreendimento à falência. Por menor que a empresa seja, o controle financeiro requer seriedade.

Nesse sentido, não há nada melhor do que contar com um Sistema de Gestão Empresarial em nuvem, como o ERP SGFlex, software que será capaz de permitir a inclusão e atualização, em tempo real, todas informações financeiras necessárias. As tecnologias disponíveis no mercado garantem que as empresas ganhem tempo com as burocracias e, assim, possam se dedicar mais à produção, ao à prestação de serviços com qualidade.

Para aplicar essa técnica, basta ter computador e internet. A implantação de um software adaptado às necessidades do empresário otimizará tempo e recursos.

Se você é microempreendedor e a complexidade dos sistemas o aflige, saiba que não há motivo para inquietação. O treinamento para aprender é realizado por um consultor. A maioria dos sistemas são intuitivos, como é o caso do SGFlex. Portanto, essa etapa é fácil e prática. Por meio da sua utilização, será possível acompanhar indicadores de performance e, assim, mensurar lucratividade, necessidade de investimento e de crescimento, tudo com muita assertividade.

🟣 Quais as principais vantagens do sistema na gestão financeira?

Os principais benefícios podem ser representados pelo baixo investimento, a possibilidade de evitar multas pela falta de coerência fiscal e, por fim, a facilidade em adquirir documentos e alvarás de funcionamento. Considera-se, ainda, a tranquilidade de ter o histórico sempre em mãos, monitorando dívidas, o que ainda não foi pago, e obtendo relatórios automaticamente.

Trocar pastas cheias de arquivos por alguns cliques é uma transformação que vai elevar sua produtividade. Esse é o primeiro passo para preservar a sobrevivência da sua empresa no mercado.

➡️ Mantenha o foco em seu negócio. Emita NFe sem complicações com o nosso sistema de gestão empresarial SGFlex!

SGFlex

O  SGFlex é um sistema de gestão empresarial que atende, de maneira personalizada, os mais diferentes modelos de negócio do país. O software reúne um conjunto de ferramentas que facilitam e organizam todas as atividades corporativas, atendendo desde o setor financeiro até a fiscalização dos produtos em estoque.

Rolar para cima