Vendas e comissões da empresa

Por que é necessário controlar vendas e comissões da sua empresa?

Manter a ordem das vendas e comissões é essencial para o bom funcionamento de uma empresa. O controle incide diretamente sobre o planejamento de ações futuras e pode direcionar quais decisões devem ser tomadas, evitando riscos desnecessários. No caso das comissões, além de ajudar no cálculo de bonificação dos colaboradores, também conduz o monitoramento dos produtos e serviços que dão mais ou menos resultados para o estabelecimento.

As vendas e as comissões estão diretamente interligadas e são complementares entre si. Por isso, este Módulo do ERP SGFlex funciona unificando as duas etapas, facilitando a obtenção de dados em uma única plataforma. Assim, o gestor terá mais clareza no controle do estoque, nas estratégias de venda e, até mesmo, mais motivação para seus vendedores, mantendo assim o crescimento.

🟣 A importância do controle de vendas

Para qualquer gestor, seja de uma grande ou de pequena empresa, é fundamental saber quais os produtos possuem maior ou menor demanda no mercado. Isso permitirá que a organização crie estratégias assertivas na comercialização de seus produtos.

O controle de vendas não diz respeito apenas à quantidade de produtos que são adquiridos pelo consumidor: também está relacionado a diversas outras etapas do funcionamento de um empreendimento, como controle de estoque, produção e, até mesmo, o marketing.

Antigamente, ele era realizado principalmente por meio de planilhas, contendo todos os dados sobre os produtos. Por ser feito de forma totalmente manual, exigia tempo e era passível de erros. Com o avanço da transformação digital, surgiram diversos softwares, capazes de auxiliar o gestor no controle da organização.

Software de Gestão Empresarial Imagem: Freepik

🟣 Mas afinal: quais são os benefícios de adotar (ou migrar para) um sistema de gestão em nuvem?

O sistema de gestão em nuvem é capaz de trazer mais agilidade para os processos, permitindo que gestor tenha todos os dados relacionados às vendas na palma de sua mão em poucos segundos, basta um notebook com acesso à Internet.

Os benefícios para quem parte para a automatização dos processos são inúmeros. O gestor consegue analisar, de uma forma muito fácil e ágil, a curva ABC dos seus produtos, ou seja: quais os produtos são mais ou menos vendidos. Em relação ao estoque, a fluidez melhora, otimizando seu espaço. A tecnologia também permite criar estratégias de marketing com base no ranking de produtos, fideliza os clientes por meio de cadastros, facilita o controle do comissionamento de vendedores, possibilita o ganho de tempo nas operações do dia-a-dia tais como:cadastramento de pagamentos e recebimentos e, ainda, oferece um direcionamento de onde os investimentos devem ser aplicados.

🟣 E o controle das comissões?

Pagar bonificações aos vendedores é uma estratégia simples, que garante bons resultados quando o assunto é maximizar a venda de produtos. Para que as comissões funcionem bem, é importante estabelecer um modelo e definir adequadamente a porcentagem paga por produto. O mais importante é ter um sistema igualitário de comissão, que seja benéfico para todos.

Softwares de ERP como o SGFlex vem ganhando mais notoriedade por apresentarem ferramentas personalizáveis de acordo com a necessidade de cada negócio. Com eles, é possível dar mais liberdade ao vendedor para negociar a qualquer hora, em qualquer lugar, com dinamismo.

Realizar o controle de comissões por meio de softwares permite a personalização, estabelecendo critérios para pagamento, como valor é pago por determinado produto, o total pago a cada colaborador e, ainda, define margem de negociação, dando mais liberdade para o vendedor. Além disto, a automatização torna todo o processo mais seguro, rápido e sem erros de cálculo na hora de bonificar cada vendedor.

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SGFlex

O  SGFlex é um sistema de gestão empresarial que atende, de maneira personalizada, os mais diferentes modelos de negócio do país. O software reúne um conjunto de ferramentas que facilitam e organizam todas as atividades corporativas, atendendo desde o setor financeiro até a fiscalização dos produtos em estoque.

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