Facilidades do módulo fiscal

Quais são as facilidades fiscais na contratação de um sistema de gestão?

Segundo o Doing Business (2015) do Banco Mundial, o Brasil é um dos países mais complicados para a abertura de um comércio. No caso de uma empresa de médio porte, cerca de 2.600 horas são gastas por ano somente em burocracias tributárias. Para o empreendedor, isso quer dizer que o tempo gasto para formalizar um negócio é grande, mas se gasta ainda mais tempo para mantê-lo funcionando e em conformidade com a lei.

A gestão fiscal é uma estratégia organizacional que promove eficiência nas execuções dos processos tributários, facilitando as atividades da instituição e auxiliando seu crescimento de forma ordenada, de acordo com a legislação.

Antes de 2007, os empreendimentos registravam suas informações fiscais de maneira física e as disponibilizavam ao governo. Porém, com a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), os estabelecimentos comerciais precisaram se adequar ao momento e informatizar a comunicação, transmitindo eletronicamente os dados para a administração tributária brasileira.

Com a automatização de todo o processo fiscal, os softwares de gestão integrada ganharam destaque, agilizando o envio de dados para o governo e permitindo que o foco principal fosse conduzir os negócios da melhor forma possível, em vez de perder tempo com a parte burocrática.

Software de Gestão Empresarial Imagem: Freepik

🟣 Mas quais são as facilidades em contar com um módulo exclusivamente fiscal?

É possível citar inúmeras vantagens na contratação de um sistema de gestão com módulo fiscal. Os softwares de gerenciamento fiscal são adaptáveis a cada negócio, as informações são compartilhadas com rapidez, não somente com o governo, mas com todos os setores internos que dependem dos dados para seu funcionamento.

A nota fiscal é o documento oficial do registro de vendas e deve ser emitida sempre que um pagamento for recebido. Com elas em mãos, são realizados os cálculos de impostos, estimativas de faturamento e o controle de estoque. A falta de emissão pode ser configurada como crime de sonegação fiscal e, ainda, trazer diversos problemas para uma companhia.

No caso do micro e pequeno empreendedor, muitas vezes não há uma equipe direcionada para essa atividade, especificamente. Por isso, os softwares de gestão, como o SGFlex, possuem interfaces altamente intuitivas para ajudar o cliente em sua atividade.

Os documentos fiscais são emitidos com muito mais facilidade e os cálculos de faturamento e impostos são automatizados. Além disto, as regras fiscais ficam concentradas na etapa de cadastros de produtos e de clientes, possibilitando uma emissão de documentos fiscais muito mais ágil, e como os sistemas são atualizados constantemente, permanecem sempre de acordo com a legislação tributária vigente.

Com a digitalização do processo evita-se fazer recolhimentos indevidos, multas por atraso de declarações e obrigações fiscais e pagamento de carga tributária maior que a exigida pelo fisco. O pagamento de tributos apresenta maior confiabilidade e os relatórios são mais acurados, oferecendo suporte à tomada de decisão, que é mais precisa por meio de dados confiáveis e seguros.

Por fim, é possível enfatizar, ainda, que o armazenamento de documentos é mais simplificado com a emissão de notas fiscais eletrônicas, que por serem enviadas diretamente para o Fisco, não tem a obrigatoriedade de impressão, e, evitam não só ocupação de espaço físico, mas também apresentam redução significativa no uso de materiais de escritório, como tintas e papéis, garantindo maior economia, e aumentando a margem de lucro e, até mesmo, ações sustentáveis.

🟣 Conheça o módulo fiscal da SGFlex

Com o módulo fiscal do ERP SGFlex, o pequeno ou microempreendedor emite NFe r CFe através de SAT (SP) e NFCe (demais estados) com muito mais facilidade. Por meio de interfaces intuitivas e com parametrizações tributárias definidas de forma clara no momento da implantação para garantir que todas as operações obedeçam às regras fiscais e tributárias vigentes.

Quer entender melhor como funciona? Então solicite uma demonstração gratuita com nossos consultores!

➡️ Mantenha o foco em seu negócio. Emita NFe sem complicações com o nosso sistema de gestão empresarial SGFlex!

SGFlex

O  SGFlex é um sistema de gestão empresarial que atende, de maneira personalizada, os mais diferentes modelos de negócio do país. O software reúne um conjunto de ferramentas que facilitam e organizam todas as atividades corporativas, atendendo desde o setor financeiro até a fiscalização dos produtos em estoque.

Rolar para cima