Parametrização dos Cadastros Gerais

Personalizando o sistema por meio da parametrização dos cadastros gerais

O crescimento de uma empresa, quando envolve a abertura de outras filiais, exige muito planejamento. Junto com a expansão, surgem novos desafios. Se a gestão de um único negócio já é desafiadora, dois ou mais estabelecimentos apresentam uma série de particularidades. Mesmo quando existe a possibilidade de uma filial replicar 100% o modelo da matriz, diferenças sempre vão existir. Estas, por sua vez, implicam em determinadas dificuldades. Um dos entraves é a centralização de informações de todas as unidades, que aumenta a burocracia interna.

Centralizar dados é extremamente importante para desenvolver estratégias em meio a uma visão sistêmica da operação, criando mecanismos que podem demonstrar oportunidades e pontos em geral, coletando uma base grande de referências.

A principal vantagem da personalização é, com certeza, a redução de custos quando existe um sistema integrado capaz de concentrar todos os históricos da empresa. Consequentemente, quando existem registros e documentos disponíveis, o enquadramento legal se torna mais fácil, evitando a incidência de multas.

Mesmo com o auxílio da tecnologia, nem todos os Sistemas de Gestão Empresarial têm a funcionalidade de reunir todas as filiais, ou seja: possibilitar a gestão de todos os pontos de controle de forma unificada, seja do armazenando das informações à extração de relatórios e documentos importantes das unidades.

A consolidação de um software completo nesse sentido envolve muita pesquisa e experiência, permitindo uma instalação inicial mais personalizada. Esse cuidado garante a eficácia no armazenamento, no tratamento e no uso dos recursos informacionais com segurança.

Sistema de Gestão Empresarial Imagem: Freepik

E como acontece a integralização dos dados?

No momento da implantação, os técnicos estabelecem padrões entre os cadastros gerais, que variam de acordo com o setor e capacidade do empreendimento. A padronização é a peça-chave da integração do conhecimento e, como observado, exige um apoio inicial de especialistas, que é oferecido na consultoria.

Mesmo nas micro e pequenas empresas, a comunicação entre setores depende fortemente desse mecanismo. De acordo com um levantamento da Capterra (2020) no Brasil, apenas 1 a cada 4 MPE’s utiliza um Sistema de Gestão Empresarial, prejudicando seu desempenho pela falta de digitalização, que atualmente, aliás, possui um excelente custo-benefício.

Da contagem de peças no estoque para atualizar novos pedidos até as planilhas do setor financeiro, cada empreendedor tem suas necessidades. Personalizar as ferramentas administrativas é essencial, porque os departamentos dependem um dos outros para realizar suas funções. Por exemplo: a área de vendas pode cadastrar os pedidos e, enquanto adiciona as atualizações, os estoquistas são informados da necessidade de reposição e, assim, os compradores passam a entrar em contato com os fornecedores.

A informação é sempre necessária, mas só tem utilidade quando está disponível e é legível. Essa centralidade é primordial na obtenção de qualidade e confiabilidade no processo, que usa dados de forma estratégica.

Quando o programa é definido sob medida para os seus funcionários e redes de valor, o impacto sobre a diminuição de riscos financeiros e jurídicos é considerável. Aumentando a eficiência dos seus serviços, há mais chances de agradar o cliente.

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