Ficha Kardex

Como organizar o estoque e otimizar o fluxo de trabalho?

Você já ouviu falar na ficha kardex?

Criada em 1898 por uma empresa norte-americana chamada “Kardex”, a ficha faz referência ao famoso sistema de controle de estoques, difundido principalmente entre as empresas que possuem almoxarifados e estoques.

Também conhecida como “ficha de estoque”, esta técnica de organização auxilia no controle do histórico de entradas e saídas dos produtos e permite a checagem do saldo e dos valores movimentados ao longo do dia.

Recomendada para empresas de pequeno, médio e grande porte, a ficha kardex também permite a manutenção de um estoque enxuto e a identificação imediata das mercadorias, assim como suas quantidades em cada uma das lojas/filiais.

Ficha Kardex Imagem: Freepik

Na prática, este modelo de gestão conta com três elementos básicos:

🟣 Lista dos produtos

Nesta fase, é necessário cadastrar todas as informações relacionadas a mercadoria, como nome, preço da compra, preço da venda, validade e quantidade mínima de estoque.

🟣 Registro de entrada/saída das mercadorias

Feito isso, é importante registrar as notas fiscais, bem como as datas de entrada e saída dos produtos e os responsáveis pela venda. Além disso, recomenda-se a inserção de outros dados, como custo unitário e nome do fornecedor.

🟣 Local de armazenamento

Por fim, inclua as informações relativas aos locais de armazenamento dos produtos, como endereços e nomes dos responsáveis.

Apesar de ser bastante utilizado em planilhas do Excel, este modelo de gestão pode ser simplificado com o apoio de softwares de gestão empresarial

A OCTO, empresa voltada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas, criou o SGFlex, um sistema de gestão empresarial completo e totalmente personalizado!

Imagine que você precisa manter o controle dos novos produtos que chegaram no estoque! Com o SGFlex, é possível realizar o cadastramento de todos eles, inserindo desde os preços, até as informações referentes a descrição de cada móvel!

Além disso, este software atua em outros setores da empresa, como na gestão de vendas, no controle financeiro, no faturamento e na emissão de NFe e CFe / SAT.

Quer entender melhor como funciona? Então solicite uma demonstração gratuita com nossos consultores!

Curtiu o conteúdo? Tirou suas dúvidas? Então agora compartilhe a informação com seus colegas!

➡️ Mantenha o foco em seu negócio. Emita NFe sem complicações com o nosso sistema de gestão empresarial SGFlex!

SGFlex

O  SGFlex é um sistema de gestão empresarial que atende, de maneira personalizada, os mais diferentes modelos de negócio do país. O software reúne um conjunto de ferramentas que facilitam e organizam todas as atividades corporativas, atendendo desde o setor financeiro até a fiscalização dos produtos em estoque.

Rolar para cima