
NFe, NFCe e eSAT: qual a diferença e a importância de cada sigla no controle fiscal da empresa?
NFe, NFCe e eSAT… As siglas parecem coisa de outro mundo, mas garantimos que elas fazem parte da realidade de todo empreendedor e são fundamentais para que o seu negócio fique dentro da legalidade!
A primeira sigla, a NFe, se refere a Nota Fiscal eletrônica e é um documento virtual que comprova alguma relação comercial entre o vendedor e o comprador.
Responsável por conceder uma autorização para que a mercadoria seja comercializada, a NFe atesta a integridade e a autoria das relações comerciais e possui a assinatura digital do emitente.
O NFCe, por sua vez, é conhecido como Cupom Fiscal Eletrônico e é exigido em casos de venda presencial ou venda para entrega em domicilio final. O NFCe é responsável por aumentar a confiabilidade das transações e por facilitar o trabalho do fisco e do comerciante contribuinte. Isso significa que todos os dados de uma venda serão enviados para a Secretaria da Fazenda e poderão ser consultados futuramente em caso de inconsistência.
Por fim temos o eSAT, que significa Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos. Este documento eletrônico tem a função de registrar, autentificar e transmitir, de forma virtual e automatizada, todas as operações que ocorrem no varejo do Estado de São Paulo ao sistema da Secretaria da Fazenda.
Imagem: Freepik
Apesar de parecer burocrático, é possível facilitar todos estes processos com o auxílio de um software de gestão empresarial! Por meio desta ferramenta, você consegue realizar o controle fiscal da sua empresa sem nenhuma dor de cabeça!
A nossa sugestão de software é o SGFlex, um software de gestão empresarial produzido com tecnologia de ponta e que atende, de maneira personalizada, diferentes segmentos do mercado empresarial.
Com base nas caraterísticas e formas de atuação do seu negócio, este produto oferece um conjunto de ferramentas que facilitam e organizam as atividades corporativas, atendendo desde o setor fiscal até o financeiro e o operativo.
Com ele, você consegue:
Agendar as atividades diárias dos colaboradores;
Cadastrar os locais de armazenamento do estoque, a série de notas fiscais e os centros de custos;
Integrar as informações referentes a transmissão das notas fiscais, ao histórico de compras e a impressão de etiquetas;
Conferir o estoque e a transferência de produtos entre as filiais;
Verificar os pedidos e as notas fiscais de saída;
Controlar os cheques, as contas a pagar, contas a receber, o fluxo de caixa e os lançamentos de débitos e créditos;
Integrar os relatórios de compras, estoque, faturamento, financeiro, notas fiscais eletrônicas, pessoas, produtos e vendas;
Cadastrar pedidos, documentos e conferências.Solicite uma demonstração gratuita com nossos consultores!
Quer saber mais sobre o SGFlex?
Solicite uma demonstração gratuita com nossos consultores!
Mantenha o foco em seu negócio. Emita NFe sem complicações com o nosso sistema de gestão empresarial SGFlex!

SGFlex
O SGFlex é um sistema de gestão empresarial que atende, de maneira personalizada, os mais diferentes modelos de negócio do país. O software reúne um conjunto de ferramentas que facilitam e organizam todas as atividades corporativas, atendendo desde o setor financeiro até a fiscalização dos produtos em estoque.